BLEND 6 - Vinhos com Assinatura
Seja Responsávelbeba com moderação
Possui idade legal para consumir
Bebidas Alcoólicas?
Sim
Não
A sua idade não permite aceder ao site devido a restrições legais

AQUI NÃO HÁ CHEIRO A CARVALHO

24/05/2018

Os vinhos sem madeira de estágio são um regalo para quem está farto dos uniformizados aromas a carvalho, com mais ou menos baunilha, mais ou menos chocolate e afins. Por isso mesmo, a re-edição deste Unoaked Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, de 2016, é uma boa notícia.

Todavia, convém deixar claro que nós não temos nada contra o uso de barricas para estagiar ou fermentar vinhos. Temos é contra o uso excessivo de barricas novas, cujo resultado é a sobreposição dos aromas das aduelas face aos aromas das uvas fermentadas. É muito desagradável abrirmos uma garrafa, vertermos o vinho no copo, começarmos a imaginar que por aqui poderá estar esta ou aquela fruta e, zás, salta logo por todos os lados o perfume do carvalho.

E quando dizemos que não temos nada contra as barricas é porque, em rigor, não é possível fazer um grande tinto sem o uso da madeira. Fazer um grande branco sem madeira é possível, agora um tinto...

Com este Unoaked, a ideia dos responsáveis da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é mostrar a excelência em matéria de tintos, que isso fica a cargo de várias outras marcas da empresa. Mas o tinto jovem oferece a um público mais alargado os aromas e sabores primários das uvas do Douro.

E isto é muito bom numa altura em que, por via universalização das técnicas de enologia, os vinhos estão muito uniformizados, sejam eles produzidos no Douro, no Tejo ou no Alentejo.

Neste caso, os enólogos Jorge Alves e Sónia Pereira pegaram em uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão (variedades que são a estrutura dos vinhos do Douro) e fermentaram-nas em cubas de inox, tendo a preocupação de manter aromas primários e não fazer grandes extrações, coisa que tornaria o vinho pesado e alcoólico.

Vai daí temos um tinto bastante jovial, fresco e descomprometido, que dá muito jeito para aqueles dias de verão em que, por causa da comida escolhida, dá mais jeito um tinto do que um branco. Claro está que, neste caso, não nos esqueçamos de servir o vinho à volta dos 16º. Até fica mais guloso. Um bom tinto para grelhados em dias quentes

QUINTA NOVA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
UNOAKED TINTO 2016
DOURO

NOTA DE PROVA: Muito fresco, este tinto de 2016 tem uma profusão aromática que inclui frutos de baga pretos e aquela miríade de flores que cresce nos socalcos do Douro. Na boca, muito vivo, leve e com equilíbrio entre acidez e álcool.

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão
PVP: € 9,90 / gfa 750ml

Fonte: Edgardo Pacheco (Correio da Manhã 20-Maio-2018)

  • Credit Suisse
  • David Rosas
  • Jaguar
  • Aston Martin
  • Zwiesel 1872
2017 | Privacidade Direitos Reservados
Sensorial